quarta-feira, fevereiro 10

Revenant



A luta pela sobrevivência de um homem morto.

Revenant uma extraordinária história de sobrevivência que vive de expectativa e surrealismo. 
Alejandro González Iñárritu é um homem verdadeiramente brilhante, tanto na realização como no argumento. Os seus filmes têm magia, têm ódio, têm paixão, têm medo, têm tudo aquilo que os outros não têm. No entanto, Revenant não tem nada disso. Este filme é uma magnífica experiência cinematográfica a nível técnico, arrasa com qualquer expectativa técnica, tem uma qualidade preciosa de realização, montagem, efeitos especiais, efeitos sonoros, banda-sonora e fotografia. Contudo, perde-se num argumento pobre, que não acrescenta nada de novo. Admito que é uma história complicada de ser contada, mas aliada à brilhante realização poderia ter ido muito, mas muito mais longe. Mark L. Smith é um argumentista que conheço muito pouco, apenas vi três filmes dele, os quais não achei nada de especial. Parece-me uma personalidade ainda muito verde para este nível de filme, mas não posso afirmar claras certezas.
Leonardo DiCaprio é um maior e o melhor trunfo deste filme. Sem este actor garantidamente que este filme não seria nem um quarto daquilo que foi. DiCaprio tem o incrível dom da representação em silêncio, ele não precisa de diálogo, não precisa de som, não precisa de cenário, precisa dele próprio e de uma personagem que lhe dê espaço para fazer aquilo que ele sabe fazer melhor. O actor tem um performance magnífica, de uma beleza rara, que aliada a estrondosa e inovadora realização cria momentos magnéticos no filme.
Tom Hardy está irreconhecível, um fenomenal trabalho de caracterização. A interpretação do actor está igualmente à altura do seu "disfarce". Hardy usa e abusa da sua personagem e torná-a verdadeiramente assustadora e poderosa. É o segundo grande trunfo desta película.
Revenant é uma história banal, composta por momentos cinematográficos monumentais, por performances extraordinárias, com uma realização rara e única. Mas, infelizmente, é apenas isso, um filme visualmente explosivo.