terça-feira, julho 28

Inside Out

A felicidade não existe sem a tristeza...

Inside out é novo filme da Disney Pixar que promete estar presente nos óscares deste ano. 
É um filme maduro e construído a pensar (literalmente) em adultos e pré-adultos, pode divertir os mais pequenos e apaixonar o graúdos.
A exploração daquilo a que chamamos emoções está construída de uma forma prudente e simples, ensina-nos quais as reacções mais básicas do ser humano, e como elas se combinam para formar aquilo a que chamamos de sentimentos. O crescimento e amadurecimento das emoções é o principal tema do filme e, por esse motivo, torna-se mais envolvente e, de certa forma, pessoal. É interessante perceber como gerimos os nossos sentimentos e como somos dominados por cada um deles.
Numa interpretação muito subjectiva deste filme, diria que todos nós, humanos, caminhamos para àquilo a que chamo de equilíbrio mental e emocional. Acho que este é o lema mais profundo e enriquecedor do filme. Conhecendo a filmografia dos criadores, Peter Docter (UP, Toy Story e Wal-E), eu diria que o centro deste projecto seja mesmo a lição de psicologia por detrás dele. Ronaldo Del Carmen é quase uma estreia nesta dimensão, pois está mais relacionado com a direcção artística (Brave e Ratatui).
Tenho pena de não ter ido ver a versão original ao invés da portuguesa, apesar disso achei que a dobragem estava interessante.
Como amante da animação e dos filmes da Disney, tenho a dizer que foi uma experiência divertida!
Promete ir aos óscares e promete ganhá-los. Vamos ver como serão os filmes de animação daqui para a frente, ainda assim, todos eles encontram o forte adversário, um filme da Disney.