quarta-feira, outubro 22

Manon - Royal Opera House

Ballet de excelência no cinema mais próximo.

Manon foi exibido dia 16 de Outubro, em directo, em salas de cinema espalhadas pelo globo. A experiência é fantástica e muito enriquecedora. 
Esta peça narra a história de uma jovem que se vê tentada por fortuna e poder, mas para o obter terá de se afastar do amor da sua vida. É esta caminhada e as suas consequências que dão vida a este bailado.
Marianela Nunez e Frederico Bonelli são os bailarinos eleitos para protagonizar Manon. A bailarina é absolutamente divina, é talvez a melhor interpretação que eu alguma vez vi na minha vida. A paixão que revela em cada passo, a harmonia com que dança é absolutamente genial. Frederico Bonelli é igualmente maravilhoso. E juntos têm uma química inigualável. Ricardo Cervera teve uma interpretação cómica, dramática e irreverente, é um bailarino muito interessante.
Kenneth MacMillan é um génio no ballet clássico. E o sua obra Manon foi criada para chocar, a sensualidade presente em qualquer um dos actos é magnética. E a movimentação dos bailarinos é estonteante, de tal forma que perdemos a noção do espaço e ficamos enfeitiçados com os movimentos e interpretações. Qualquer um dos actos prima pelo rigor coreográfico e pelo pormenor no estilo. Destaco a simplicidade apaixonante do último acto, que mergulha o espectador na melancolia, e torna tudo muito mais perfeito.
Para além de tudo isso a música e o guarda-roupa são memoráveis.

Foi uma experiência maravilhosa e a ser repetida brevemente.