domingo, maio 25

X-Men: Days of Future Past


Em todas as vidas o passado assombra o futuro...

X-men: First Class foi um achado da BD no mundo cinematográfico, as expectativas eram como sempre em filmes do género, baixas. Matthew Vaughn fez o que já tinha feito com Kick Ass, transformou o nosso preconceito e fez-nos achar possível que Marvel ou DC podem fazer bom cinema.
Em Days of Future Past, mantém-se o cast de sucesso, mas muda a realização. Regressa o ingrediente de chamariz feminino (Wolverine) e com ele regressam também as "antigas figuras" de X-Men.
James McAvoy é sem qualquer dúvida a melhor interpretação de todo o filme, é o herói dos espectadores, consegue consumir a atenção do público de tal forma que toda a acção em que não está presente torna-se irrelevante. McAvoy começa finalmente a mostrar aquilo que consegue fazer no cinema, depois de tanto tempo na sombra de grandes actores. Os nomeados pela academia (este ano) Michael Fassbender e Jennifer Lawrence não conseguem acompanhar a excelente interpretação do actor, sendo um ponto que enfraquece o filme. Hugh Jackman ganha a vantagem de já interpretar Wolverine há anos e consegue acompanhar McAvoy com facilidade. Peter Dinklage tem uma breve aparição no filme, mas nem é preciso escrever o quão magistral conseguiu ser. Evan Peters destaca-se mais uma vez, numa interpretação breve, divertida e envolvente. Patrick Stewart e Ian McKellen também são presenças breves, sobretudo a do segundo, o espectador não tem tempo para desfrutar de ambas as presenças, o mesmo acontece a estupenda Elen Page.
Os efeitos especiais e sonoros são fantásticos, como em qualquer filme do género, mas mais uma vez o argumento perde substância (em relação ao anterior). A realização pertece a Bryan Singer, que já tem alguma experiência em realizar X-Men, e consegue superar o seu filme anterior (X-Men 2).
Dificilmente os filmes fazem justiça à banda-desenhada, neste caso em particular, chega lá perto, mas Vaughn conseguiu fazer melhor.