quinta-feira, janeiro 16

Sherlock BBC - Season 3 Review



Uma prolongada ausência exige uma extensa consideração.

"- Where are we going?
- 221, Baker Street!"

Sherlock é talvez a mais badalada e conhecida série da BBC, Benedict Cumberbatch não deixa ninguém indiferente, nem mesmo os mais cépticos em relação à personagem de Sherlock Holmes, o seu alucinante diálogo, a sua monstruosa indiferença e a sua divina dedução tornam esta personagem contemporânea num  gigantesco ídolo literário e cinematográfico.
A primeira temporada foi histórica, impressionante e volátil. Já a segunda primou pelo imprevisível, pelo o inesperado e deixou todos os fãs boquiabertos. Agora na terceira temporada houve uma enorme quebra de dinâmica, o factor choque continua presente, mas perdeu-se o mistério e o maravilhoso ingrediente da sedução lógica. A incessante tentativa de recuperar personagens chave acabou por se tornar um enorme erro (direi mesmo fatal). Assim, o que antes era um estrondoso efeito surpresa, tornou-se uma série de acontecimentos desconcertados entre si e que não recuperam dinâmica ao longo do tempo. Isto não significa que não tenhamos momentos fantásticos e com um poder argumentativo brutal, o único problema é que esperamos de Sherlock um nível de excelência que parece não ser atingido no primeiro e no terceiro episódios.
A terceira parte das aventuras de Sherlock e Watson termina de uma forma pouco fundamentada. Ainda assim, há que salvaguardar o episódio 2 que foi genuinamente brilhante, sem dúvida o grande clímax. Benedict Cumberbatch está de novo magnifico e desta vez mais bem acompanhado com Lars Mikkelsen, que tem uma arrepiante interpretação, a presença deste homem na tela chega a causar transtorno. A minha opinião sobre Martin Freeman é que dificilmente alguém conseguiria fazer melhor, perdeu-se um pouco no centro do enredo, mas assumiu a sua posição de forma brilhante. Amanda Abbington não substitui Laura Pulver (que deveria ser uma personagem mais explorada), mas consegue ser o centro de todas as atenções no final desta terceira série, extremamente poderosa.
Sem sombra de dúvida que a quarta temporada vai ser escandalosamente melhor, e que me vai surpreender. Isto sim, é elementar meus caros.