terça-feira, setembro 10

The Butler - O Mordomo

A vida de mordomo elevada ao seu tímido esplendor.

Lee Daniels regressa com mais um fabuloso filme sobre a comunidade africana nos Estados Unidos da América, e como sempre, fez jus ao seu elevado nome como realizador.
O filme não é completado por grandes cenários é sobretudo sustentado por excelentes performances, sobretudo do grande e glorioso Forest Whitaker, também marcantes interpretações de Jane Fonda, Alan Rickman, Robin Williams, John Cusack e Terrence Howard. E uma banda-sonora maravilhosa, com assinatura Portuguesa de Rodrigo Leão que, tal como afirmou Oprah Winfrey, "eleva o filme" a uma magnificência fabulosa. Ainda por cima de tudo isto repousa um argumento fantástico, sustentado por temáticas controversas e já algumas vezes retratadas no cinema contemporâneo, tais como, a óbvia discriminação social, os movimentos  políticos e estratégicos e, sobretudo, o contraste da realidade feminina e masculina dos afro-americanos nos anos 60.
Toda a história envolve, comove, insiste em fascinar e em tornar o filme mais humano. E essa sim, é a verdadeira essência do cinema, questionar, criticar, sofrer e transformar, provando que existe mais no homem para além daquilo que se vê.