terça-feira, julho 2

Star Trek - Into The Darkness

"Live long and prosper." - Spock

Star Trek é a melhor série de ficção cientifica alguma vez criada na televisão internacional, dificilmente será atingida a magnificência que durante anos marcou a diferença na science fiction tal como a conhecemos hoje.  Já dezenas de filmes e séries foram realizadas depois de Star Trek - The Original Series, muitos capitães ocuparem a cadeira de Jim Kirk, e em 2009 surgiu a prequel que surpreendeu até os mais cépticos, com um elenco que foi fiel às personagens originais com performances consideradas excepcionais, efeitos especiais que conseguiram superar as especulações e um argumento forte e coeso. Neste Into The Darkness não somos surpreendidos, nem as nossas expectativas são superadas, o que não é difícil visto tratar-se de uma sequela do primeiro. A ideia para o argumento ser a origem de Khan e o seu primeiro encontro com a tripulação da Enterprise é fascinante mas, falta-lhe coesão e fluidez. Por outro lado, as interpretações são novamente arrebatadoras, com um honroso destaque para Zachary Quinto, que é um Spock impecável, seguido de Chris Pine, Benedict Cumberbatch e Zoe Saldana. Existe uma química gigantesca entre todos os actores, e o filme deve a maior parte do seu sucesso às magnificas performances. A brevidade da aparição de Leonard Nimoy não afecta em nada a sua supremacia em cena, um momento curto mas, poderoso. O restante crédito do filme vai sobretudo para os efeitos especiais e a banda-sonora, ficando o argumento para último lugar, com uma previsibilidade no diálogo e no próprio enredo.
Star Trek é uma lenda no mundo da ficção cientifica sendo sempre muito complicado alcançar as expectativas dos fãs, que são sempre muito exigentes e criteriosos. J.J. Abrams faz uma realização interessante mas muito próxima da sua área de conforto, o que torna tudo um pouco previsível.
Em suma, o filme é interessante para quem nunca viu as séries e filmes anteriores, fantástico para quem gosta de J.J. Abrams, e visível para os fãs de Star Trek. Como admiradora incondicional da série é um filme interessante mas, esquecível, como apreciadora de J.J. Abrams é notável.

"Fascinating is a word I use for the unexpected, in this case I would think interesting would suffice" - Spock TOS