sexta-feira, setembro 14

Remakes

É oficial, estamos na geração REMAKE!
Depois de ter descoberto que vão fazer um remake daquele que para mim é um dos melhores filmes de terror de sempre, assim como apreciadora inegável de películas do género, resolvi demonstrar a minha indignação escrevendo este texto.

Vai mesmo haver um remake de Suspiria, depois de Halloween, The Nightmare of Elm Street, Friday 13th, The Thing, Psycho, Let Me In, The Crazies, Piranha, The Wolfman, The Wicker Man, Amityville, My Bloody Valentine, The Omen, entre outros, houve alguém que não contente com o insucesso da esmagadora maioria destes remakes, resolveu então reconstruir outro filme de terror e tentar superar todos os outros insucessos. É importante sempre referir que o facto de haver mais tecnologia agora, não significa que se façam melhores filmes, esta é uma realidade que ninguém parece perceber.
Será que a originalidade no terror já não existe? Cada vez que vejo um filme original, e não um remake, fico apavorada e desiludida com o tipo de filmes que se fazem. O ultimo que vi foi The Human Centipede, este filme é para além de extremamente perturbador, não faz qualquer sentido, é o que eu chamo de ridículo! O que é facto, que já se fez uma sequela. O primeiro filme ganhou alguns prémios ficando em segundo lugar no ranking dos melhores no Dark Festival em Toronto, e por outro lado, foi nomeado para pior filme noutro festival, sendo que a sua sequência ganhou mesmo o título de pior filme. Tudo isto é um enorme contra senso.
A grande questão que reside é: Será que o mundo está sedento de filmes de terror e qualquer coisa que já não tenha sido feita é considerada algo transcendente e fantástica? Talvez. No entanto, há sempre alguém que olha para a realidade e consegue vê-la! 
Falo nos filmes de terror, mas se entrarmos noutras categorias existe o mesmo problema. Vejamos um exemplo recente The Great Gatsby, a grande diferença entre o terror e os outros, reside essencialmente no facto de se conseguirem anular as alterações mais absurdas (que apesar de evidentes) podem morrer ligeiramente se existir glamour na musica, vestuário, entre outros. No filme de terror morre tudo à nascença se o argumento for mau. Espero sinceramente que Suspiria não tenha esse problema, visto que o argumentista é Dario Argento, o criador original, mesmo assim há sempre que desconfiar. 
Eu acho impossível recuperar aquelas sequelas de terror visual, e aquela musica suave mas aterrorizante, estou aqui para ver e comentar em 2013.

Relembremos uma frase do Scream 4: "Don't fuck with the original!"



[A fabulosa música]