terça-feira, março 22

Blue Valentine

A vida de um casal como nunca ninguém viu...

Chegou às salas de cinema um filme com um romantismo cruel que é no mínimo curioso e único. Blue Valentine explora a intimidade de um casal de uma forma pouco usual com um realismo impressionante, que nos faz pensar no que é o amor, a família, o casamento, as obrigações maternas e paternas e por fim como todos estes ingredientes se misturam entre si, criando um conflito interior pessoal, mesmo no seio de um casamento e/ou relação. Este filme torna-se único não pelo tema em si, mas mais especificamente pela a forma como é explorado, tanto a nível emocional, como a nível sexual.
A fotografia e os planos de câmara estão de tal forma bem conseguidos que revelam uma força e interacção muito intensa com o público, há quase que uma química entre os actores, o espectador e a câmara. O argumento é (como eu costumo dizer) poderoso, acompanhado de duas extraordinárias e magnificas interpretações Ryan Gosling e Michelle Williams. Ambos os actores revelam uma poderosa química que nos deixa completamente boquiabertos! Extraordinário o trabalho que ambos conseguiram fazer, isto porque
quando assistimos ao filme verificamos que Dean e Cindy são um só, e nós que estamos apenas a observar, como seres não intervenientes na história, não podemos deixar de sentir aquelas angústias, dúvidas e expectativas a que somos expostos a cada minuto de filme.
O próprio título está incrivelmente bem escolhido, remetendo-nos imediatamente para a expressão: "Are you felling blue?".

Um filme que nos choca, emociona e ao mesmo tempo nos surpreende. E tudo isto centrando-se apenas na realidade mais profunda e íntima de um simples casal que poderá estar mais perto do que nós imaginamos.