domingo, março 28

The Imaginarium of Doctor Parnassus


The Imaginarium of Terry Gilliam

Antes de começar o meu breve e jovem comentário terei de afirmar que tive em conta a morte de Heath Ledger e a consequente ruína do guião original.
Em primeiro lugar as geniais interpretação de todos os actores começando obviamente em Heath Ledger que está como sempre fabuloso, Christopher Plummer igualmente espantoso, Johnny Depp muito semelhante a Jack Sparrow mas sem perder o estilo e originalidade, Jude Law a superar as expectativas juntamente com Colin Farrel que é quem acarreta maior importância no final da história.
O argumento tem excesso de "graça" e acaba por não ser gracioso, o curioso é que a história é simplesmente fantástica e ao mesmo tempo intrigante... muitos dir-me-ão que não existe qualquer significado por detrás de cada personagem, neste caso concreto, por detrás de cada Tony, mas na verdade e a meu ver existe. Dr Parnassus é deixado para trás ao longo do filme o que me parece pouco eficaz no decorrer da história visto tratar-se da personagem principal.
A banda sonora, os efeitos especiais e sonoros tem um carácter interessante e muito próprio considero que não chega a todo o público.
Voltando à questão crucial do filme que neste caso é a imaginação de Terry Gilliam que se revelou mais uma vez uma fantástica, tenebrosa, esplendorosa e maravilhosa manifestação artística de puríssima originalidade e criatividade.
Aceito criticas em relação à confusão que o filme causa nas pessoas, pois alguns dos meus companheiros de cinema estiveram numa missão impossível a tentar perceber o filme.

É aquele tipo de histórias que no final toda a gente tem uma opinião diferente e uma forma de "ver" e "pensar" diferente tal como a imaginação de cada um é diferente, uns preferem Colin Farrel outros Johnny Depp, quando virem o filme perceberão o que quero dizer.

Johnny Depp e Heath Ledger fariam com certeza no futuro uma excelente equipa, no entanto isso não foi possível, revelo publicamente a minha mais sincera mágoa para com o que se sucedeu com este belíssimo actor que era (e continuará a ser até que a minha memória o permita), Heath Ledger.