terça-feira, fevereiro 16

Prematuras considerações sobre os Óscares

Primeiro gostaria de salientar a diferença entre o que eu acho que vai ganhar e o eu preferia que ganhasse, vou ter por base esta distinção ao longo do texto (expresso em items):

Melhores Efeitos Visuais: Expectativas vão obviamente para Avatar

Melhor Montagem de Som: Gostaria que estivesse guardado para Inglourious Basterds mas acho que vai para Star Treck ou Avatar

Melhor Mistura de Som: Mesma opinião que na categoria anterior

Melhor Caracterização: Star Treck

Melhor Guarda-Roupa: Gostaria que fosse para Bright Star no entanto acho que vai para Coco Avant Channel

Melhor Canção: Princesa e o Sapo "Almost There" (que se perde na tradução para Português)

Melhor Banda Sonora: Avatar

Melhor Motagem: Categoria que me deixa uma grande margem de dúvidas... Entre Inglourious Basterds, District 9 e menos provável Avatar (isto porque arrasará com as categorias de técnica sonora e visual)

Melhor Direcção Artistica: Sem margem para dúvidas Avatar

Melhor Filme de Língua Não Inglesa: Na minha hulmide opinião deveria ir para o filme francês Um Profeta no entanto como não vi Ajami não lanço apostas

Melhor Filme de Animação: UP, embora eu considere que a Princesa e o Sapo ou Coraline mereciam mais a estatueta

Melhor Argumento Original: Acho que ganhará Serious Man, é também o que é o mais justo

Melhor Argumento Adaptado: Precious, embora eu preferisse An Education

Categorias mais "conhecidas":

Melhor Actriz Secundária: Mo'nique (Precious) embora Vera Famiga (Up in the Air) seja aquela que mais merece a estatueta

Melhor Actor Secundário: Christophe Waltz (Inglourious Basterds) todavia preferia sem qualquer sombra de dúvida Matt Damon (Invictus)

Melhor Actriz Principal: Sandra Bullock (The Blind Side), mas tenho sérias dúvidas em relação a esta categoria pois temos em competição Helen Mirren e Meryl Streep as duas rainhas da arte de representar!

Melhor Realização: James Cameron (Avatar)

MELHOR FILME: Vou deixar o suspense no ar!

Na minha opinião Avatar terá poucas hipóteses, ou pelo menos deveria ter, devido ao fraco argumento, acho que foi o pecado mortal de Cameron, no entanto esperemos para ver.
As mais ridículas nomeações são Up e The Blind Side, não percebo o porquê destas.
Desde o ano 2005 que não faço apostas quanto ao melhor filme porque Crash, o vencedor desse ano, era na minha opinião o filme mais fraco em competição e com o tema mais superficial e mais abordado e no entanto venceu, o que eu considerei injusto. Existe uma grande muralha chinesa entre o que para nós é bom cinema e o que a academia considera ser, visto que todos os anos ganham filmes que não deveriam ganhar e actores que não deveriam vencer, portanto nesta categoria não faço comentários para além dos anteriores.
Gostaria de salientar que acho uma vergonha o que aconteceu no ano 2007 em que não convidaram o Mr. Clint Eastwood para os Óscares e também o que se passou este ano, o facto de Invictus não ter uma nomeação para melhor filme e/ou para melhor argumento visto que na minha opinião foi o melhor deste ano.

http://www.youtube.com/watch?v=-d5-s-9HuQo