segunda-feira, dezembro 21

AVATAR


Com tanto para dizer sobre este filme tentarei ser breve na minha "pseudocritica".

Em primeiro lugar queria escrever sobre o é evidentemente mais marcante nesta película: os efeitos especiais (magnificos por sinal) que James Cameron nos apresenta, são absolutamente fantásticos, é como se a floresta que ele "desenha" fosse por si só uma personagem inigualável. Quanto aos nativos simplesmente adorei a forma como tudo o que não percebemos sobre eles é explicado, e delirei com a parecença entre eles e os actores, digamos que, reais!

Em segundo lugar e talvez para mim o ponto mais importante de todos é o argumento, sinceramente acho que é nesta conjuntura que o Sr. James Cameron peca, pois merecia ser um diálogo mais intenso e muito mais fluido do que se revelou ser.

Em terceiro lugar as interpretações femininas de Sigourney Weaver e Zoe Saldana estão fantásticas, mais a primeira do que a segunda, no entanto há momentos em que Zoe se revela muito teatral, mas são tão poucos que é irrelevante. Quanto a Sam Worthington esperava mais segurança, no entanto não deixo de saudar/felicitar este senhor pelo seu desempenho. Em relação aos outros actores não se pode dizer que estivessem mal e até podemos felicitar Giovanni Ribisi, pois para mim foi dos mais fantásticos na tela, apesar da sua curta temporada no filme!

Algo que é notoriamente brilhante é o facto de AVATAR não ser apenas e somente um filme de ficção cientifica com extravagantes efeitos especiais mas tratar-se também de um filme com uma mensagem implícita extremamente importante e que alguns de nós se recusam aceitar ou ver. Adoro a forma como James Cameron cria um povo que respeita a natureza e a ordem natural do mundo, porque de facto existe algo em nós que nos leva à destruição do que é nosso e do que não nos pertence.

Gostei muito mas mesmo muito do final, é muito "Fairytale", mas na minha opinião está bem conseguido. Adorei os pormenores que James Cameron nunca deixa escapar no filme, pois consegue explicar-nos tudo sobre aquele fantástico mundo que observamos.

Mais uma vez Sr. James Cameron os meus mais sinceros Parabéns!